Vitória da enfermagem : acordo na SRT garante 30 horas no Pedro II

Na segunda mesa de conciliação, pedida pelo SindEnfRJ e convocada pela Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, os representantes da OS SPDM (Associação Paulista pelo Desenvolvimento da Medicina) aceitaram a reivindicação do sindicato e informaram que a jornada de 30 horas passa a vigorar no Pedro II a partir do próximo dia 21 de março.

Esse era um antigo pleito da enfermagem da unidade, a única ligada à prefeitura do Rio que não cumpria decreto do prefeito Eduardo Paes, de 2012, que estabeleceu as 30 horas. A SPDM comunicou ainda que está tomando as providências necessárias para melhorar o estar da enfermagem, outra queixa do sindicato que motivou a reclamação à SRT. A OS assumiu o compromisso de abrir as portas para que o SindEnfRJ verifique se de fato melhoraram as condições de descanso da categoria.

Com isso, foi assinado um acordo entre as partes, subscrito inclusive pelo superintendente Robson Leite. A presidente Mônica Armada e a diretora Líbia Bellusci representaram o o sindicato na audiência. “O papel do Ministério do Trabalho é defender os interesses da classe trabalhadora. Nós apostamos no diálogo como o melhor caminho para a resolução de impasses. A presidente Mônica e sua diretoria estão de parabéns”, disse Robson Leite ao final da reunião.