Vitória: atuação do sindicato garante direitos no Zilda Arns

Durante reunião realizada entre o Sindicato dos Enfermeiros do Rio, representado por seu presidente em exercício Marco Schiavo e pela diretora Líbia Bellusci, também dirigente da CNTSS,  e a OS Ideas (foto), na manhã desta sexta-feira, 8 de julho,  foi selado um acordo que põe fim aos problemas que afligiam os trabalhadores do Hospital Estadual Zilda Arns, de Volta Redonda.

Como a carga horária estabelecida pela licitação pública é de 30 horas, o sindicato levantou a questão dos enfermeiros da unidade que há mais de dois anos cumprem jornadas próximas de 40 horas, perfazendo um total de dez horas a mais por semana. Primeiro no fim de maio, quando representantes do sindicato estiveram em Volta Redonda, e depois durante uma Mesa Estadual de Negociação, na SES, esse assunto fora abordado.

Após as provocações do Sindicato dos Enfermeiros à SES, a OS entrou em contato solicitando uma reunião com o sindicato, para tratar da efetivação das 30 horas.

A proposta acertada entre as partes assegura a permanência do vínculo empregatício no modelo CLT. E o salário não sofrerá alteração, mesmo com a redução da carga horária. As 30 horas também contribuirão para as contratações de quase 50% a mais da força de trabalho já existente.

Sem dúvida, uma vitória: a partir de 1º de agosto, devido à intervenção do sindicato, a categoria terá uma carga horária digna.

Em relação às horas-extras atrasadas, a Ideas ficou de elaborar uma proposta de ressarcimento dos trabalhadores.

E mais: os técnicos de enfermagem que cursam faculdade de Enfermagem terão a oportunidade de, depois de formados, serem aproveitados pelo Zilda Arns. Marcos e Líbia encaminharam ainda a reivindicação dos diaristas de passarem para plantonistas, proposta que será estudada.

Agora, como próximo passo, o sindicato aguarda a formalização da proposta oficial, para submetê-la à assembleia dos trabalhadores.