VICE-PRESIDENTE FALA EM 85a SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM

Construindo pontes: entendendo a atuação das entidades e organizações representativas da Enfermagem. Este foi o tema de mesa de debates da 85a Semana Brasileira de Enfermagem que contou com a participação da vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Elizabeth Guastini. O encontro aconteceu, nesta segunda-feira (13/05), no auditório José Wazen da Rocha, no Hospital Federal do Andaraí, e contou com representantes de diversas instituições. Em 2024, o tema central da Semana Brasileira é “Romper ‘bolhas’ no mundo atual para o resistir e o coexistir da Enfermagem”.

Elizabeth contou que, durante a sua fala, traçou um perfil da situação atual dos profissionais de Saúde das redes federal, estadual, municipal e privada. Um dos principais pontos de destaque da participação foi a discussão e a reivindicação da implementação do Piso Nacional da Enfermagem nos hospitais do Estado do Rio. Ela aproveitou para discorrer sobre a história do sindicato desde a década de 1970 e para disponibilizar os serviços da entidade para defender os direitos de toda a categoria. Elizabeth disse que vai continuar lutando em prol da valorização da Enfermagem para que o piso chegue aos contracheques de cada trabalhador e que a carga horária justa de 30 horas seja estabelecida.