VEREADORES DISCUTEM IMPLEMENTAÇÃO DO PISO NACIONAL NO RIO

Depois que o presidente Lula assinou o PLN que estabeleceu a fonte de custeio para o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem, chegou, agora, a vez de estados e municípios discutirem como a implementação do reajuste acontecerá. Pensando nisso, a Comissão  de Saúde da Câmara de Vereadores do Rio decidiu realizar, na última segunda-feira (24/04), uma audiência pública. Presidido pelo vereador Paulo Pìnheiro (PSol), o encontro contou com a presença de representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ). Diretora da entidade e coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci disse que o Congresso deve votar o PLN ainda nesta semana.

Segundo ela, o Ministério da Saúde já tem uma portaria pronta com os valores que vão chegar aos estados, às cidades e às redes privada e filantrópica. Líbia lembrou que, primeiro, é preciso que o STF derrube a liminar que sustou os efeitos da lei de 2022 que criou o piso. A diretora do SindEnfRJ revelou, no entanto, que a categoria teme que a rede privada não pague o salário reajustado imediatamente após a liberação dos recursos. O vereador Paulo Pinheiro comentou que a Comissão de Saúde acompanhará passo a passo a implementação logo após a derrubada da liminar. O presidente do sindicato, Marco Schiavo, também participou da audiência junto com representantes do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio.