Uma providência simples teria protegido as vacinas de Bonsucesso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Diante da perplexidade causada pela informação de que um lote contendo 600 doses da vacina coronavac estocado no Hospital de Bonsucesso pode ter se deteriorado, pois os imunizantes ficaram expostos a uma temperatura superior à recomendável, que é de dois a oito graus, surge a pergunta óbvia: e o plano de contingência?

Uma vez que houve uma queda de energia na noite de domingo e que o gerador não funcionou, bastava  que um plano de contingência previsse a presença de um servidor monitorando o processo para preservar um insumo tão valioso, capaz de salvar vidas.

Todos os procedimentos importantes e que não podem ser interrompidos nas unidades hospitalares contam com planos de contingência para suprir eventuais falhas e panes.

Mas isso existia no Hospital de Bonsucesso para resguardar as vacinas? E se existia por que não funcionou?

O problema aconteceu no laboratório do prédio 5.  Mas um procedimento da direção do hospital adotado recentemente levanta a suspeita de que os gerador da unidade estava com problemas. Trata-se do aluguel de dois geradores portáteis que foram instalados no prédio 2, em frente ao prédio 1, que está em obras desde o incêndio.

A possível perda das vacinas, que no momento foram postas em uma câmara fria no HGB , para na sequência serem remetidas para o Instituto Butantan, que avaliará a viabilidade de sua utilização, provocou a exoneração do diretor do hospital, Edson Santana, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira(27).

É provável que a decisão do Butantan seja o não aproveitamento das vacinas, para evitar o risco de pessoas se sentirem falsamente imunizadas, ou a realização de testes com todos que tiverem contato com elas.