TRT AUMENTA EFETIVO DA GREVE E ESTIPULA MULTA PARA INFRATOR

A Enfermagem segue colhendo os frutos do movimento grevista que teve início no último dia 10 de março no estado. Na última quarta-feira (22/03), o Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ) realizou um ato público no Centro e comemorou a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ) que determinou o aumento do efetivo dos profissionais que podem parar as atividades para 50% para o caso de enfermeiros regidos pela CLT. Além disso, estipulou multa para a rede privada, as OS e a Rio Saúde caso descumpram a ordem, assediem algum trabalhador ou realizem demissões.

Duas assembleias foram marcadas para esta quinta-feira (23/03), na APCEF, na Rua 13 de Maio, 28, sobreloja: às 13h, com trabalhadores das redes estadual e federal e, às 14h, com profissionais das redes privada e municipal e das OS.

Depois do ato público no TRT, a categoria seguiu para a Alerj, também no Centro do Rio, onde foi recebida pela deputada Verônica Lima (PT). Aliada de longa data das causas dos profissionais da Saúde, ela declarou que vai instalar, no Legislativo fluminense, a Frente Parlamentar de Apoio à Enfermagem e pela Implementação do Piso Nacional no Rio. Outra aliada, a deputada Dani Balbi (PSol), que preside a Comissão de Trabalho, afirmou que vai realizar uma audiência para discutir o pagamento do piso para as enfermeiras e os enfermeiros de todo o estado.