TRABALHADORES DA RIO SAÚDE PARAM 24H NO DIA 24 DE OUTUBRO

Na próxima semana, quando será comemorado o Dia do Servidor Público (28 de outubro), enfermeiras e enfermeiros do Rio estarão nas ruas em alerta lutando por seus direitos. O Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfRJ) convoca os trabalhadores da Rio Saúde para uma paralisação de 24 horas a contar da 0h01min desta terça-feira (24/10). Além disso, o SindEnfRJ vai realizar um ato em frente ao Rio Saúde, na Rua Voluntários da Pátria, 169, em Botafogo, Zona Sul da cidade.

A principal reivindicação é o pagamento do Piso Nacional aprovado no Congresso em 2022 e que já teve os recursos liberados pelo Ministério da Saúde e distribuídos a estados e municípios.

Para o presidente do Sindicato, Marco Schiavo, a luta pelo aumento salarial e pelo depósito deste aumento nas contas dos trabalhadores da Saúde é uma questão de honra para toda a categoria. Ele diz que é inadmissível que os recursos disponibilizados pelo Governo federal ainda não tenham chegado aos contracheques dos profissionais de todo o país.

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o montante liberado para o pagamento de parcelas retroativas aos meses de maio, junho, julho e agosto chega a R$7,3 bilhões.