TODOS JUNTOS NA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CRISE DO PREVI-RIO

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) junta-se ao Movimento Unificado em Defesa do Serviço Público Municipal (MUDSPM) e conclama todos os trabalhadores e aposentados da Prefeitura do Rio a comparecerem na audiência pública marcada para o próximo dia 19 de setembro, na Câmara de Vereadores, Cinelândia, para debater a crise do Previ-Rio. Hoje, de acordo com os próprios funcionários, o déficit do Fundo Previdenciário é de R$ 35 bilhões. Isso pode acarretar taxações extraordinárias sobre os servidores e colocar em risco o pagamento de aposentadorias. E para piorar a situação, o prefeito Eduardo Paes descumpriu uma promessa de campanha e aumentou o desconto que incide sobre o fundo nos contracheques dos profissionais do município.

Para que aposentadorias e pensões sejam pagas regularmente, o Previ-Rio, atualmente, depende de contribuições dadas pelos trabalhadores e de aporte da Prefeitura. De acordo com a presidente em exercício do SindEnfRJ, Elizabeth Guastini, os sindicatos pedem concurso público imediato e o fim das terceirizações para evitar o desmonte e a precarização do serviço público. Por isso, torna-se de extrema urgência debater o futuro do Fundo Previdenciário e a situação das atuais e das futuras aposentadorias. Portanto, é preciso lotar as galerias, as escadarias e o entorno do Palácio Pedro Ernesto, sede do Legislativo municipal, e exigir soluções que não penalizem, mais uma vez, o bolso do trabalhador carioca, cujo salário anda tão defasado ultimamente.