SINDICATOS EXIGEM DE DGH RENOVAÇÃO DOS CONTRATOS TEMPORÁRIOS

Os sindicatos que representam os trabalhadores da Saúde tiveram, nesta sexta-feira (15/03), uma reunião com o diretor do Departamento Geral de Hospitais (DGH) do Ministério da Saúde, Alexandre Telles, no Centro do Rio. Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Marco Schiavo informou que o encontro serviu para que a categoria entregasse ao MS um documento com reivindicações. Uma das questões mais importantes diz respeito à resolução dos problemas ligados aos contratos temporários. O DGH encaminhou a pauta para Brasília, definindo que pretende editar uma Medida Provisória autorizando a renovação dos contratos de Covid-19 e do Sétimo Certame.

Além disso, a situação da carreira dos trabalhadores do Ministério da Saúde também será contemplada nesta MP. Outra questão que foi discutida na reunião referiu-se à fraude nos contratos de trabalho do Covid-19 de 2020. Segundo Schiavo, os trabalhadores foram aprovados pelo Sétimo Certame, mas acabaram sendo admitidos pelo contrato do Covid que termina, agora, em maio de 2024. Diretora do SindEnfRJ, Mônica Armada também participou da reunião. Ela acrescentou que o DGH assumiu o compromisso de realizar concurso público em 2025. Quanto ao Mini-Certame, Mônica recomendou que todos os servidores se inscrevam no processo.

O sindicato exigiu ainda que o DGH exonere imediatamente a funcionária da Ebserh Camila que se encontra na Coordenação Geral de Assistência. O SindEnfRJ não admite a Ebserh na rede federal e nem a Rio Saúde.