SINDICATOS ENTRAM NA JUSTIÇA PELO PAGAMENTO DO TRIÊNIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os sindicatos dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) e dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município (SatemRJ) entraram com uma Ação Civil Pública na Justiça para fazer com que a Prefeitura retome a contagem e realize o pagamento dos triênios suspensos durante a pandemia. O prefeito Eduardo Paes assinou, em 6 de maio de 2022, o Decreto 50.749, que contemplou apenas a Guarda Municipal na retomada. “O aludido expediente e sua infame orientação administrativa feriram, demasiadamente, direitos constitucionais das categorias em apreço, voltadas à saúde pública”, afirmam os advogados na ACP.

Eles explicam que a Lei Complementar 191/22, que alterou a Lei Complementar 173/20, assegurou aos servidores da Saúde o direito à evolução dos triênios. “Tais trabalhadores desempenham com dedicação e lisura suas tarefas, onde, costumeiramente, são denominados como verdadeiros ‘Heróis da Saúde’ pela população carioca”, segue a ação civil pública. Por conta da pandemia, o adicional por tempo de serviço deixou de ser pago entre maio de 2020 e dezembro de 2021. Os sindicatos pedem, na Justiça, que a categoria receba o triênio desde a suspensão do mesmo.

Ainda de acordo com a ação, caso a Prefeitura descumpra essa determinação, deverá ser penalizada com multa diária de dez vezes o valor do benefício em referência em favor de cada servidor. Os advogados requerem também que o prefeito Eduardo Paes e o secretário Municipal de Saúde sejam multados em R$ 20 mil diariamente ou em um valor não inferior a R$ 50 mil pessoalmente se descumprirem o que for decidido de forma liminar.