SINDICATOS DEBATEM HOME CARE E TRANSNACIONAIS DA SAÚDE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) participou, na última quarta-feira (09/11), em São Paulo, de encontro promovido pela Rede Sindical Internacional UNISaúde. Foram dois dias de discussões para debater a precarização do trabalho em atividades de home care e em instituições de Longa Permanência e a expansão das transnacionais de Saúde em todo o Brasil. Diretora do SindEnfRJ, Líbia Bellusci esteve na capital paulista e disse que o debate contribuirá para novas ações nacionais em favor da classe trabalhadora da Enfermagem. Ela disse que, em breve, o sindicato vai lançar uma campanha contra essas grandes empresas.

No primeiro dia de discussões, representantes de uma coalizão de 40 entidades sindicais que reúnem mais de 1 milhão de trabalhadores das redes pública e privada de Saúde em 18 estados e no Distrito Federal falaram sobre como coibir práticas de desrespeito às leis trabalhistas nos serviços de home care e nas ILPIs. No dia seguinte, os debates giraram em torno da exploração pelas grandes transnacionais bilionárias, como a Hapyvida, a Rede D’Or, a Notredame, a Amil e a Intermédica, dentre outras. Líbia explicou que, em relação a este tema, estratégias foram discutidas para firmar acordos e convenções coletivas para garantir direitos para os trabalhadores, resguardando-se aspectos locais/regionais.

A UNISaúde é o braço brasileiro da UNI Global, rede sindical que reúne mais de 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços em três continentes.