Sindicato se reúne com diretor do DGH do Ministério da Saúde

A direção do SinfEnfRJ esteve reunida nesta quarta-feira, 26 de abril, com Jair Veiga, diretor do DGH do Ministério da Saúde. Vários assuntos relevantes para a categoria foram tratados. Diante dos vários problemas surgidos com a implantação do ponto eletrônico, gerando inclusive risco de perdas salariais, a reivindicação da representação dos enfermeiros é que durante o mês de maio vigore o controle manual.

A garantia das 30 horas será discutida na Mesa Local que será retomada, com previsão para que suas reuniões ocorram em três datas, no mês de maio : 23 (questões do NERJ),24 (DGH) e 25 (Inca). Já a Mesa Nacional está marcada para 16 de maio. Também caberá à Mesa Local a discussão sobre o entendimento único para a regulamentação da Portaria 260 em todas as unidades, independentemente do setor.

Em relação às escalas, a partir de maio estarão liberados os plantões de 10, 20 e 24 horas. Serão mantidas as jornadas de 24 horas, garantidas via processo administrativo,dos servidores que trabalham expostos à radiação ionizante e não haverá complementação de seis horas, conforme orientação de algumas unidades. Quem já ingressou com processo administrativo, mas ainda não obteve as 24 horas, deve entrar em contato com o sindicato, para que gestões sejam feitas junto ao DGH para a agilização do processo.

O sindicato cobrou também ações conjuntas dos ministérios da Saúde e do Planejamento sobre a questão do duplo vínculo, uma vez que a Portaria 260, que regulamenta as 30 horas no Ministério da Saúde, ainda não é respeitada pelo Planejamento. Esse tema está na pauta na Mesa Local de 24 de maio.