Sindicato mobiliza enfermeiros pelas 30 horas, duplo vínculo e suspensão do ponto eletrônico

Centenas de servidores dos hospitais federais protestaram em frente ao NERJ nesta sexta (17)

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro mobilizou a categoria nesta sexta-feira (17) para protestar pela regulamentação da jornada de 30 horas e contra a implementação do sistema de ponto eletrônico nos hospitais federais. A manifestação aconteceu em frente ao Núcleo Estadual do Rio de Janeiro (NERJ), na Rua México, Centro do Rio, e reuniu centenas de servidores federais da saúde. Por causa do protesto, tanto o NERJ quanto a Rua México ficaram fechados.

Os servidores ficaram indignados e classificaram como um desrespeito o cancelamento da reunião com os representantes sindicais que estava marcada para às 14h. O Ministério da Saúde apenas informou que está mantida a suspensão dos testes do novo sistema de ponto eletrônico, que começariam no dia 13 de janeiro, até a realização de uma nova reunião em Brasília, com data ainda a ser confirmada.

Além do SindEnfRJ, também participaram do ato o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RJ), Darby Igayara, a diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Tânia Makluf, a deputada estadual Enfermeira Rejane e todas as entidades sindicais que representam servidores dos hospitais federais. Os manifestantes também protestaram contra a Ebserh, pelo direito ao duplo vínculo e pela saúde pública, gratuita e de qualidade.