SINDICATO MOBILIZA CATEGORIA EM PARALISAÇÃO E ATO PELO PISO

Enfermeiros e técnicos e auxiliares de Enfermagem realizaram, na manhã desta quarta-feira (14/09), um ato contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso do STF, que concedeu liminar ao setor privado e suspendeu o Piso Salarial Nacional da categoria. Cerca de 4 mil profissionais de Saúde, mobilizados pelos sindicatos dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) e dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município (SatemRJ), se concentraram em frente ao Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, às 7h. Depois, seguiram até o Estádio do Maracanã, onde finalizaram o protesto.

Além deste ato, a Enfermagem decidiu, em assembleia na semana passada, por uma paralisação também nesta quarta. O SindEnfRJ informou que cerca de 70% da rede pública aderiram. No setor privado, após liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), foi respeitado o limite de 90% dos profissionais prestando serviço na unidade e 10% parados.

Diretora do Sindicato que esteve no ato em São Cristóvão, Líbia Bellusci comentou que os enfermeiros, técnicos e auxiliares tiveram grande reconhecimento da população pela dedicação no combate à pandemia, mas que não estão recebendo o mesmo tratamento quando a questão é a valorização salarial. Ela disse que a categoria não quer somente aplausos, mas também salários dignos.