SINDICATO LEVA LUTA DA ENFERMAGEM AO 14° CONGRESSO DA CUT

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio (SindEnfRJ) esteve presente no 14° Congresso Nacional da CUT – “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, em São Paulo. A vice-presidente do SindEnfRJ, Elizabeth Guastini, que também é diretora da Secretaria de Formação da CUT-RJ, e a diretora Líbia Bellusci compareceram ao CONCUT e aproveitaram para apresentar as principais reivindicações dos trabalhadores da Saúde fluminense, além de parabenizarem a Central Única dos Trabalhadores por seus 40 anos.

A diretoria do sindicato salientou que enfermeiras e enfermeiros lutam pela realização de mais concursos públicos, pela revogação das reformas Trabalhista e Previdenciária e pelo pagamento integral do Piso Nacional independentemente da carga horária.

De acordo com as diretoras presentes, 44 horas semanais não é a realidade da Enfermagem brasileira e não podem ser usadas como parâmetro para o reajuste salarial garantido pela Lei 14.434/22. Elas reforçam que a valorização da categoria passa por um piso nacional digno.

Aproveitaram também para acrescentar que o congresso foi um importante marco para os sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores de todo o país, onde foram debatidos os temas que devem nortear a organização de trabalhadores nos próximos anos.