Sindicato inaugura Centro de Qualificação Profissional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os enfermeiros do estado contam com um espaço especialmente dedicado à capacitação. Na última sexta-feira (6), o Sindenfrj inaugurou o Centro de Qualificação Profissional da categoria, na sala 3309 do Edifício Avenida Central, no Centro, onde funcionava a antiga sede da entidade. Em breve, serão oferecidos cursos gratuitos de curta e média duração na área de atenção primária. O período de inscrições e o início das aulas serão divulgados em breve.

Como não poderia deixar de ser, em se tratando de mais uma conquista, o evento foi cercado de emoção. “Essa iniciativa simboliza o avanço da nossa luta e do esforço de todos os presidentes do sindicato que concretizaram a outra ponta da formação”, destacou a presidente do Sindenfrj, Mônica Armada. “É uma grande iniciativa que vai além da luta por melhores condições de trabalho e salários.”

Para o presidente do Coren-rj, Pedro de Jesus Silva, a inauguração do espaço é resultado de muita luta e motivo de orgulho para todos que passaram pela presidência do Sindicato, como ele. “É com orgulho que vejo essa sala preparada para atender a enfermagem como ela merece”, afirmou. O presidente da autarquia homenageou a enfermeira Edma Valadão e lembrou a gestão da sindicalista.

– Edma não tinha medo de trabalhar, apesar das dificuldades que a vi enfrentar, inclusive nessa sala. Foram anos de luta e esforço de todos os presidentes para concretizar esse sonho, que, você, Mônica, conseguiu – disse emocionado.

Já a deputada enfermeira Rejane (PC do B – RJ) homenageou a primeira presidente do Sindicato, Bernadete Bandeira, que prestigiou o evento. “Foi a companheira que idealizou a luta e o Sindicato dos Enfermeiros – afirmou, referindo-se a Bernadete. “O Centro de Qualificação é um marco na história de luta da enfermagem, o que demonstra que não relegamos a formação em detrimento da luta.”

A enfermeira Bernadete resgatou a história de luta da categoria e as dificuldades política e financeira enfrentadas. “Fazíamos rifa para manter a entidade funcionando”, relembrou. Apesar das dificuldades – ressalta – ajudamos outras categorias a ser organizar – lembra com orgulho. Por fim, Bernadete fez uma menção honrosa à enfermeira Maria de Jesus Silva pelo apoio na luta.

Também participaram da cerimônia as diretoras do Sindenfrj Zuleida Vidal, Barnadete Brasil e Vivian Nogueira; as ex-presidentes do Sindicato, Ieda da Costa e Glória Carvalho; o presidente do Satemrj, Roberto Pereira; a diretora da Aben-Nacional, Iracy França; a presidente da Aben-RJ, Sonia Alves; a presidente do PC do B, Ana Rocha; conselheiros do Coren-rj e militantes da categoria.