Sindicato inaugura Centro de Qualificação Profissional

Os enfermeiros do estado contam com um espaço especialmente dedicado à capacitação. Na última sexta-feira (6), o Sindenfrj inaugurou o Centro de Qualificação Profissional da categoria, na sala 3309 do Edifício Avenida Central, no Centro, onde funcionava a antiga sede da entidade. Em breve, serão oferecidos cursos gratuitos de curta e média duração na área de atenção primária. O período de inscrições e o início das aulas serão divulgados em breve.

Como não poderia deixar de ser, em se tratando de mais uma conquista, o evento foi cercado de emoção. “Essa iniciativa simboliza o avanço da nossa luta e do esforço de todos os presidentes do sindicato que concretizaram a outra ponta da formação”, destacou a presidente do Sindenfrj, Mônica Armada. “É uma grande iniciativa que vai além da luta por melhores condições de trabalho e salários.”

Para o presidente do Coren-rj, Pedro de Jesus Silva, a inauguração do espaço é resultado de muita luta e motivo de orgulho para todos que passaram pela presidência do Sindicato, como ele. “É com orgulho que vejo essa sala preparada para atender a enfermagem como ela merece”, afirmou. O presidente da autarquia homenageou a enfermeira Edma Valadão e lembrou a gestão da sindicalista.

– Edma não tinha medo de trabalhar, apesar das dificuldades que a vi enfrentar, inclusive nessa sala. Foram anos de luta e esforço de todos os presidentes para concretizar esse sonho, que, você, Mônica, conseguiu – disse emocionado.

Já a deputada enfermeira Rejane (PC do B – RJ) homenageou a primeira presidente do Sindicato, Bernadete Bandeira, que prestigiou o evento. “Foi a companheira que idealizou a luta e o Sindicato dos Enfermeiros – afirmou, referindo-se a Bernadete. “O Centro de Qualificação é um marco na história de luta da enfermagem, o que demonstra que não relegamos a formação em detrimento da luta.”

A enfermeira Bernadete resgatou a história de luta da categoria e as dificuldades política e financeira enfrentadas. “Fazíamos rifa para manter a entidade funcionando”, relembrou. Apesar das dificuldades – ressalta – ajudamos outras categorias a ser organizar – lembra com orgulho. Por fim, Bernadete fez uma menção honrosa à enfermeira Maria de Jesus Silva pelo apoio na luta.

Também participaram da cerimônia as diretoras do Sindenfrj Zuleida Vidal, Barnadete Brasil e Vivian Nogueira; as ex-presidentes do Sindicato, Ieda da Costa e Glória Carvalho; o presidente do Satemrj, Roberto Pereira; a diretora da Aben-Nacional, Iracy França; a presidente da Aben-RJ, Sonia Alves; a presidente do PC do B, Ana Rocha; conselheiros do Coren-rj e militantes da categoria.