Sindicato exige que Santa Casa pague o piso

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) entrou com ação na Justiça do Trabalho para obrigar a Santa Casa de Misericórdia a pagar a seus enfermeiros o piso regional da categoria, que era de R$ 1.630,90 desde abril de 2011 e foi reajustado para R$ 1.861.44 em fevereiro de 2012. O direito ao piso é garantido por lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Sérgio Cabral.

O pedido é de que a Santa Casa, além de adotar o piso regional como menor salário para seus enfermeiros, pague todos os atrasados desde abril de 2011. A decisão de recorrer ao Judiciário foi tomada porque, depois de inúmeras tentativas de acordo, desde o ano passado, a direção da Santa Casa continua se recusando a cumprir o que determina a lei. A expectativa é que a primeira audiência do processo seja marcada para logo depois do recesso da Justiça.