Sindicato entra com processo para pagamento de insalubridade a enfermeiros de Nova Iguaçu

O Jurídico do SindEnfRJ deu entrada na justiça estadual com um Mandado de Injunção (processo nº 0113514-50.2016.819.0038) cobrando o pagamento de insalubridade para os enfermeiros da rede municipal de saúde de Nova Iguaçu. No município acontece uma inaceitável discriminação, pois outras categorias que trabalham nos mesmo setores recebem a insalubridade, mas o enfermeiros não.

A situação dos servidores de Nova Iguaçu é um retrato sem retoques do descaso e da irresponsabilidade de gestores públicos em relação aos trabalhadores e à prestação de serviços à população. Desde 11 de novembro, os  funcionários da prefeitura estão em greve por tempo indeterminado, contra o atraso sistemático no pagamento dos salários  e pela definição de um calendário fixo para o recebimento dos vencimentos, entre outras reivindicações. No caso dos enfermeiros, a pauta inclui também a insalubridade.

O SindEnfRJ, representando pela diretora Líbia Bellusci, visitou, junto com dirigentes de sindicatos de outras categorias, hospitais e postos de saúde, a fim de esclarecer a categoria sobre a legalidade da greve e os diretos dos trabalhadores. No dia 18 de novembro, foi realizado um ato ano Hospital da Posse, para informar à população sobre o movimento e reforçar os pleitos dos servidores.

Contudo, o prefeito Nelson Bornier vem assumindo uma postura intransigente e antidemocrática, se negando a receber os grevistas. Como Bornier foi derrotado na eleição de outubro, o movimento busca o agendamento de uma reunião com Rogério Lisboa, o prefeito eleito.  O sindicato seguirá firme nessa luta até que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.