Sindicato entra com ação para impedir parcelamento de salário no estado e garantir pagamento do 13°

O departamento jurídico do SindEnfRJ ingressou com um mandado de segurança na Justiça nesta terça-feira, 01 de dezembro, contra o governo do estado do Rio de Janeiro. A ação visa impedir o parcelamento da remuneração dos servidores, conforme foi amplamente noticiado pela imprensa, e assegurar o pagamento do 13º salário, que está ameaçado, de acordo com as próprias  autoridades do Executivo estadual.

A posição do sindicato frente à crise das finanças do estado é clara : os trabalhadores não podem pagar a conta da crise. Diante do parcelamento dos salários, ameaça de não pagamento do 13°, falta de pagamento de fornecedores de hospitais e escolas e ocupação da Uerj pelos alunos devido ao caos que se instalou na universidade, salta aos olhos o fato de que durante os últimos 12 anos o Rio de Janeiro foi o estado que mais recebeu investimentos do governo federal.

Então, como é possível que as finanças do estado tenham se degradado tão rapidamente ?  O argumento do governo do estado, segundo o qual a penúria atual deve-se à crise no âmbito federal, não convence. É certo que o país vive sérias dificuldades econômicas. Contudo, no estado do Rio de Janeiro, esse problema é agravado por uma gestão ineficiente, cuja escala de prioridades é no minimo questionável. Pagamento de servidor público tem que ser a despesa prioritária de qualquer governo.