SINDICATO DOS ENFERMEIROS PARTICIPA DE REUNIÃO COM O MINISTERIO DA SAÚDE NO RIO DE JANEIRO

O Sindenfrj foi convocado pelo Ministério da Saúde para reunião na Rua México, 128 para tratar da jornada de turno ininterrupto e ponto eletrônico. Em função da discussão que vem sendo travada com o Ministério da saúde aqui no Rio de Janeiro, o governo apresentou nova proposta que inclui alteração da portaria 1281 de 2006 especificando quais os serviços que cabem turno ininterrupto. Pela nova portaria, todos os servidores que atuam no serviço ininterrupto farão as 30h. Para construção dessa portaria, na próxima semana o MS se reunirá com o Sindicato dos Enfermeiros e os demais sindicatos para definir quais os serviços desenvolvem turno ininterrupto.

Outro ponto abordado foi o duplo vínculo e  a necessidade de revisão do Parecer Vinculante da AGU. Em acordo com o MS, O Ministério do Planejamento fará essa solicitação a AGU para que reconsidere o parecer que limita em 60h para fins de acúmulo de cargos.

Quanto ao ponto eletrônico, o MS mantem  o teste por um período de 4 meses. O Sindenfrj cobrou do MS as correções das irregularidades que envolvem a implantação do ponto como emissão de comprovante e a não utilização do banco de horas, de forma que, em hipótese alguma, o servidor seja penalizado. Foi um avanço a reunião de hoje onde o MS abre espaço para negociação e propõe Mesa de Negociação Regional no Rio. O Sindicato dos Enfermeiros continua aberto ao debate com o governo e defendendo intransigentemente os direitos da categoria.

Ainda pela manhã, o Sindicato dos Enfermeiros esteve no Hospital  Federal de Bonsucesso com os enfermeiros fortalecendo a luta pela regulamentação da jornada em 30 horas semanais.

Foto Marcelo Queiroz