Sindicato dos Enfermeiros exige reabertura imediata dos leitos do Hospital Salles Neto

SindEnfRJ já solicitou reunião com o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann.

A direção do SindEnfRJ visitou o Hospital Municipal Infantil Salles Neto, no Rio Comprido, e constatou o fechamento de todos os 23 leitos. A enfermaria está desativada desde o dia 13 de abril, a pedido do Ministério Público do Trabalho, por necessitar de obras para seu pleno funcionamento. Como a prefeitura do Rio não fez as obras, mesmo depois de dois meses do fechamento, o setor ainda está em condições precárias e sem previsão para ser reinaugurado.

Além disso, também há indícios de que a prefeitura quer mudar o perfil do Salles Neto, mantendo apenas o ambulatório e acabando com as internações. O SindEnfRJ já solicitou uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, para exigir que as obras sejam feitas e a reabertura imediata dos 23 leitos.

Salles Neto é indispensável

Para se ter uma ideia da importância do Hospital Municipal Salles Neto, na época do fechamento, havia 21 crianças internadas, que foram transferidas para outras unidades. A média de internação era de 55 crianças ao mês. “Não há justificativa para fechamento de leitos, ainda mais em um hospital como o Salles Neto, que conta com um ambulatório praticamente completo. A população precisa é de mais hospitais públicos, gratuitos e de qualidade”, declarou a presidenta do SindEnfRJ, Mônica Armada, após a visita ao Salles Neto.