Sindicato denuncia fechamento de leitos no Hospital de Bonsucesso

SindEnfRJ aciona MP para responsabilizar o Ministério da Saúde pelo descaso

A população do Rio de Janeiro foi surpreendida nos últimos dias com mais uma notícia, veiculada pela imprensa, de fechamento de leitos em hospital público. Trata-se do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB).

A alegação é de que os cinco médicos do serviço de transplante de fígado do hospital pediram exoneração na última quinta-feira (1/8), mas o fato é que tal serviço já estava suspenso no HFB desde janeiro, com apenas um transplante realizado durante todo o primeiro semestre deste ano. As informações são do jornal Extra (edição de sábado, 3/8). Ainda segundo o jornal, os cinco médicos que pediram exoneração foram contratados em fevereiro por meio de uma Organização Social (OS) vem operando os pacientes do HFB em unidades estaduais e recebendo por cirurgia realizada.

Para o SindEnfRJ, que já prepara uma denúncia ao Ministério Público, o fechamento de leitos em hospitais públicos é um crime contra a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) e a responsabilidade, neste caso, é do Ministério da Saúde, que não tem feito nada para impedir a evasão e o déficit de profissionais nas unidades. Prova disso é que há menos de três meses o HFB foi notificado e denunciado ao Ministério Público pelo SindEnfRJ devido à falta de enfermeiros e até hoje o problema não foi resolvido.