SINDICATO CONCLAMA CATEGORIA A ADERIR À GREVE PELO PISO DIGNO

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) está mobilizando a categoria para uma sólida adesão à greve por tempo indeterminado que está marcada para ter início nesta quinta-feira (06/07). De acordo com o presidente do SindEnfRJ, Marco Schiavo, o movimento, que deve envolver as redes federal e municipal, precisa ser fortalecido, principalmente depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por oito votos a dois, atrelar o valor do pagamento do Piso Nacional aos repasses da União aos estados e municípios. Além disso, Schiavo conclama os profissionais a desconstruírem, junto às autoridades, a decisão da proporcionalidade da carga horária, pois isso pode ser conquistado no julgamento do mérito.

De acordo com a maioria dos ministros, o valor do piso será calculado levando-se em conta as horas trabalhadas, tendo como base a carga horária de oito horas diárias e 44 horas semanais. Acontece que, nas redes estadual e municipal do Rio, os trabalhadores perfazem 24 e 30 horas semanais, respectivamente. Na rede privada, o STF decidiu que o pagamento necessita de um acordo coletivo prévio. Se, passados 60 dias a contar da publicação da ata do julgamento, não houver acordo, o piso tem que ser pago de forma integral. Nesta quarta-feira (05/07), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, vai receber o Fórum Nacional da Enfermagem coordenado por Líbia Bellusci, diretora do SindEnfRJ.