SINDICATO COMBATE TERCEIRIZAÇÃO DOS HOSPITAIS FEDERAIS DO RIO

Um grupo de servidores reuniu-se com vários sindicatos, dentre eles o Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), nesta terça-feira (16/01), em frente ao Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), na Zona Portuária, no Centro, para reclamar da terceirização dos hospitais federais no estado. O HFSE é uma das muitas unidades de Saúde geridas pela União que estão na mira do Ministério da Saúde para serem entregues à Ebserh. Vice-presidente do SindEnfRJ, Elizabeth Guastini participou do ato e disse que a terceirização tem precarizado os serviços de Saúde, principalmente, na capital fluminense.

Além disso, os participantes decidiram chamar atenção da sociedade para uma manobra da União que pode pôr fim ao Hospital dos Servidores. Segundo eles, o MS pretende transferir o Hospital Gaffreé & Guinle para o prédio do HFSE, fechando, dessa forma, uma das mais importantes unidades hospitalares da cidade do Rio. Elizabeth comentou que a terceirização não trouxe esperança para os profissionais e muito menos para a população. Ela contou que as unidades sob direção da Ebserh possuem diversos problemas, como falta de leitos e de medicamentos.

A categoria volta a se reunir no próximo dia 24 de janeiro em mais um ato público. Dessa vez, será, às 10h30, na porta do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde, na Rua México, 128, no Centro. Também participaram do ato em frente ao HFSE as diretoras do SindEnfRJ Líbia Bellusci, Alessandra Aguiar e Cristina Venetilho.