Sindicato cobra do secretário de saúde pagamento do 13º e salário de dezembro

Em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira(4), o Sindicato dos Enfermeiros e demais sindicatos dos trabalhadores da área da saúde do município do Rio cobraram do novo secretário Daniel Soranz o pagamento do 13º salário dos servidores estatutários e dos celetistas, além de uma definição de data para o pagamento de dezembro.
Soranz informou que o salário de dezembro será pago até 10 de janeiro.
Sobre o 13º, porém, o secretário não se comprometeu com datas, limitando-se a  dizer que a prefeitura pretende pagar o mais rápido possível.

Calendário de pagamentos – Segundo Soranz, a secretaria pretende realizar o pagamento até o quinto dia útil, mas nestes primeiros meses da gestão não há certeza acerca dessa viabilidade.

Contrato da OS GNOIS – Com o fim do contrato este mês, será feito um contrato emergencial de seis meses até que haja uma nova licitação. O secretário garantiu que não haverá nenhuma demissão durante a transição.

Concursados – Diante da defesa feita pelos sindicatos de que os concursados do banco sejam chamados, a SMS informa que não há previsão para que isso ocorra em razão dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

PCCS – Foi acatada a proposta feita pelos dirigentes sindicais de continuidade da Mesa Municipal de Negociações do SUS. A Mesa se reunirá toda última quinta-feira do mês, com início em 28 de janeiro. O novo secretário afirmou que o PCCS é um compromisso de campanha e será implementado durante o mandato.

RioSaúde- Não haverá demissões. O secretário garantiu a continuidade do serviço e os empregos dos trabalhadores.

Gratificação/Covid-19 – O pagamento da gratificação devido à Covid-19 foi negada pelo secretário, que aponta a crise financeira da prefeitura como fator que impede o pagamento.

Atenção Básica – Os enfermeiros e farmacêuticos, dentre outros profissionais da Atenção Básica, que tiveram redução salarial na troca de gestão das OS para a RioSaúde terão seus salários recompostos, de acordo com a nova gestão da SMS. Quanto ao término dos contratos nos hospitais Albert Schwitzer, Pedro II, Evandro Freire, dentre outros, será aberta uma licitação para a contratação de novas OS. Tudo sem prejuízo e nem demissões, segundo Soranz.

PJ- As contratações por PJ (Pessoa Jurídica) não serão mantidas pela atual administração.

CAPS – Questionado em relação às precárias condições físicas e os problemas de RH dos CAPS, disse que a gestão vai assegurar o orçamento e que o compromisso com a atenção psicossocial será mantida.