Sindicato apoia campanha de doação de sangue e convoca enfermeiros a doar

Monica Armada, Cristina Venetilho diretoras do SindEnfRJ com servidoras do Hemorio na campanha de doação de sangue

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) esteve presente no lançamento da campanha de doação de sangue que marcou, na quarta e na quinta-feira, as comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue, que será no domingo, dia 25. Representantes da diretoria do sindicato foram até a Cinelândia apoiar o trabalho do pessoal do Hemorio e dos voluntários que, em uma grande tenda com estrutura de hospital, recolheram sangue dos doadores. Foram mais de 1.00 doações.

Apesar do sucesso da campanha, a presidente do SindEnfrj, Mônica Armada, alerta que é preciso mais. Ela lembra que a campanha aproveitou a data comemorativa para buscar conscientização a população sobre a importância da doação de sangue e que ela deve ser feita durante todo o ano. “É fundamental que as doações ocorram durante todo o ano para que os estoques dos bancos de sangue sejam mantidos em bons níveis para atender às necessidades dos pacientes”.

Cristina Venetilho, diretora do SindEnfRJ convoca todos os enfermeiros do Rio de Janeiro a se mobilizar e doar sangue. E também participar como conscientizadores, conversando com parentes e amigos sobre a importância de doar sangue. “É preciso que todos participemos. Se cada um doar pelo menos uma vez por ano, vamos conseguir manter os estoques e garantir o atendimento a todos os que precisem de sangue e seus derivados”, diz Venetilho

O interessado em doar deve ir em qualquer dia da semana, incluindo domingos e feriados, das 7h às 18h, ao Hemorio, que fica na Rua Frei Caneca 8, ao lado Hospital Souza Aguiar e do Campo de Santana Para ser doador, é preciso ter de 18 a 68 anos, mais de 50 quilos, estar bem de saúde e apresentar documento de identidade com foto. Jovens de 16 e 17 anos também podem fazer a doação, mas precisam apresentar autorização dos pais ou responsáveis. É recomendado evitar bebidas alcoólicas, fumo e comidas gordurosas nas horas anteriroes à doação.

Antes de ter o sangue retirado, o doador será submetido a um questionário para avaliar se está em condições ideais ara fazer a doação. O objetivo é proteger a saúde de quem doa e de quem recebe o sangue, A entrevista dura cerca de10 minutos, e a doação propriamente dita em torno de meia hora.