SINDENFRJ PARTICIPA DE REABERTURA DA MESA DE NEGOCIAÇÃO

Diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) e coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci participou, na última terça-feira (07/02), em Brasília, da reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente. Durante o evento, que contou com a participação de diversos ministros do Governo Lula, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que a União já está estudando uma proposta de reajuste para os servidores federais, bem como a realização de concursos públicos e de planos de valorização. Esther garantiu que, ainda este mês, se houver acordo, um aumento salarial deve ser anunciado.

No mesmo evento, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o Governo vai retirar “a granada do bolso” dos servidores públicos. Ele se referiu à fala do ministro da Economia do governo passado, Paulo Guedes, que, em 2020, na pandemia, disse que o Executivo colocou “uma granada no bolso do inimigo” ao congelar os salários do funcionalismo. Haddad, que é servidor público estadual em São Paulo, contou que sabe o que é ficar anos sem “atendimento e consideração”. Na reabertura da mesa, também estiveram os ministros do Planejamento, Simone Tebet; da Educação, Camilo Santana; da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo; do Trabalho, Luiz Marinho; e da Casa Civil, Rui Costa.