SindEnfRJ garante adicional de insalubridade para enfermeira do HFSE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ação do Departamento Jurídico do Sindicato vira jurisprudência para enfermeiros na mesma situação

Após ação do Departamento Jurídico do Sindicato, o 10º Juizado Especial Federal condenou a União Federal a pagar adicional de 20% sobre os salários recebidos entre dezembro de 2006 e janeiro de 2009, a título de insalubridade, para uma enfermeira do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE).

A princípio, a União Federal apresentou contestações em relação ao pedido da enfermeira. A Juíza Gabriela Rocha de Lacerda Abreu , no entanto, entendeu que o direito da enfermeira ao recebimento do adicional de insalubridade tornava-se evidente com a análise do artigo 12 da Lei 8.279/91, que trata do adicional de insalubridade no serviço público federal, a Súmula nº 85 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre a abrangência da prescrição de débitos da Fazendo Pública, e o laudo técnico comprovando a exposição a agentes insalubres.

A decisão do 10º Juizado Especial Federal torna-se, portanto, jurisprudência para a futura análise de ações de enfermeiros do serviço público federal na mesma situação. O SindEnfRJ orienta a todos que procurem o Departamento Jurídico do Sindicato, sob coordenação da Drª Patrícia Vairão Carelli Vieira.