SindEnfRJ ganha na Justiça do Trabalho Horas Extras por jornada de 24 por 72 horas ilegal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A 16ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro considerou, ao julgar ação impetrada por uma enfermeira através do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), que a  jornada de 24 horas de trabalho por 72 horas de folga é ilegal e não pode ser utilizada pelas empresas. Ao anunciar a decisão, o juiz responsável a justificou lembrando que essa jornada não é prevista na lei e nem em Acordo ou Convenção Coletiva de trabalho da categoria.

Por isso, determinou que fossem contadas como horas extras, com pagamento dos respectivos adicionais (50% para as duas primeiras e 100% para as demais), todas as horas a partir da 13ª trabalhada. O juiz destacou ainda que as escalas previstas em Convenção Coletiva dos Enfermeiros são de 12 horas por 36, de 12 por 48 e de 12 por 60. Assim, todas as unidades de saúde que se utilizam da escala 24X72 que excede jornada diária de 12 horas estão irregular. E terão que pagar a todos os profissionais que trabalham nesta escala as horas extras devidas.

Diante da vitória na Justiça do Trabalho, o SindEnfRJ pede a todos os enfermeiros que trabalham em escalas fora dos limites estabelecidos em convenção coletiva (12 por 36, 12 por 48 ou 12 por 60) a procurarem o departamento jurídico da entidade através do e-mail sindenfrj@sindenfrj.org.br ou pelo telefone 21-2220.4296. Esse é o caminho para que a categoria juntamente com seu sindicato cobrem das empresas a regularização de suas escalas de trabalho, bem como os adicionais a quem têm direito.