SINDENFRJ E CUT ESTÃO NA RIO + 20 PARA DEFENDER OS DIREITOS DOS TRABALHADORES

O Rio de Janeiro sedia desde hoje a Conferência da Organização das Nações Unidos (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. Ela reúne representantes de mais de 170 países, e o objetivo é discutir o futuro do planeta de forma geral e não apenas questões ligadas à proteção do meio ambiente. Estarão em discussão assuntos fundamentais para os trabalhadores de todo o mundo, como condições de trabalho, mortes por doenças ocupacionais, jornada de trabalho e muitas outras. Por isso, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e todos os sindicatos associados a ela, como o Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), participam ativamente da programação (veja relação abaixo).

No domingo, um dos destaques da programação é a Assembleia Sindical que será realizada na Cúpula dos Povos, a partir das 9h, no Aterro do Flamengo. No mesmo local, a partir das 18h, será iniciada uma vigília ecumênica em defesa dos direitos dos trabalhadores, com representantes de várias religiões.

E, na segunda-feira, as mulheres trabalhadores vão sair às ruas para a Marcha das Mulheres, organizada pelo Movimento Feminista, Sindical e Social, que faz parte das atividades da Cúpula dos Povos na RIO+20. A concentração para a Marcha, que tem apoio da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-RJ, começa às 8h em frente ao MAM, com saídas às 10h pela Avenida Presidente Antônio Carlos e Rua da Assembleia até o Largo da Carioca, onde haverá várias atividades culturais.

É fundamental a participação das mulheres enfermeiras – e dos trabalhadores da enfermagem geral – na Marcha, nas manifestações no Largo da Carioca e na Rio + 20. Precisamos aproveitar este momento, em que os olhos de todo o mundo estão voltados para o Rio, para reafirmar nossas reivindicações. Chega de exploração, dominação e desigualdade. Precisamos marchar para mostrar à sociedade que deve pensar novas formas de produção e de consumo que garantam efetivamente o desenvolvimento e a qualidade de vida de todas e de todos.

No dia seguinte, a partir das 13h, será realizado, na esquina das avenidas Rio Branco e Almirante Barroso, ato público, organizado pela Internacional do Serviço Público (ISP), em defesa da criação do Imposto sobre Transações Financeiras, que atingiria as operações no mercado de capitais. A proposta já foi aprovada pelo Parlamento Europeu. O dinheiro arrecadado seria destinado à formação de um fundo de resgate para garantir a economia em tempos de crise.

MARCHA DAS  MULHERES

SEGUNDA-FEIRA – DIA 18 DE JUNHO

CONCENTRÇÃO ÀS 8H NO MAM

Veja abaixo os destaques da programação