SindEnfRJ denuncia falta de enfermeiros no HFB ao Ministério Público

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Hospital Federal de Bonsucesso tem déficit de profissionais em vários setores, mas ministro Alexandre Padilha não demonstra interesse em resolver o problema.

Depois de duas reuniões com a direção do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) sem uma resposta satisfatória para o problema da falta de enfermeiros, o SindEnfRJ decidiu denunciar a situação ao Ministério Público Federal (MPF). O problema é gravíssimo por afetar vários setores de um hospital de alta complexidade, que para atender a população com qualidade precisa de um grande número de enfermeiros.

A falta de enfermeiros nas unidades hospitalares pode ocasionar o fechamento de leitos, excesso de trabalho e os constantes estresses funcionais, tanto para população que busca atendimento nesta unidade, como para o profissional da saúde.

FALTA DE COMPROMISSO COM A SAÚDE

Antes de fazer a denúncia ao MPF, o SindEnfRJ se reuniu duas vezes com a direção do Hospital Federal de Bonsucesso para discutir o problema e exigir uma solução imediata. A única proposta apresentada foi de aumentar o número de enfermeiros com Contrato Temporário da União (o CTU, conhecido popularmente por “contrato NERJ”).

O problema é que além de se tratar apenas de uma promessa, que pode ser colocada em prática ou não, os “contratos NERJ” são temporários e têm salários mais baixos que os servidores estatutários. E mais: os enfermeiros com este contrato não receberam o reajuste dado, recentemente, aos médicos contratados da mesma forma. Isso gerou uma grande defasagem salarial entre profissionais de nível superior com o mesmo contrato de trabalho, algo que não ocorre entre os estatutários, pois o Regime Jurídico Único garante isonomia salarial.

Para resolver efetivamente o problema da falta de enfermeiros no Hospital Federal de Bonsucesso é indispensável o empenho do Ministério da Saúde, mas o ministro Alexandre Padilha não demonstra compromisso com a Enfermagem e, muito menos, com o atendimento à população.