Reunião será dia 10, às 10h, na própria unidade
Diretores do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) decidiram, em encontro na quinta-feira (3 de novembro) com uma comissão de trabalhadores da Maternidade Praça XV, marcar para a próxima quinta-feira, às 10h, uma reunião com todo o pessoal da unidade para discutir a decisão do governo municipal de transferi-la para o Hospital Souza Aguiar. A medida seria prejudicial à população, que perderia uma maternidade de referência e de qualidade reconhecida.
Além disso, a proposta do município é entregar os serviços a organizações sociais e espalhar os servidores da Maternidade Praça XV, profissionais altamente qualificados e experientes, por outras unidades de saúde. Isso representaria uma grande perda para o atendimento às gestantes e seus bebês. É preciso, portanto, que todos os profissionais levem sua experiência para a nova unidade.
A tentativa de acabar com a Maternidade Praça XV é mais uma medida no caminho da privatização da saúde, que tem se mostrado extremamente nociva aos interesses da população. E ainda é mais grave por se tratar de atendimento pré-natal, de obstetrícia e primeiro atendimento a recém-nascidos.
Por isso, é fundamental a participação de todos os profissionais da Maternidade Praça XV nesse encontro. Precisamos dizer não a mais essa tentativa de privatizar a saúde em nossa cidade. Só mobilizados e unidos poderemos defender os interesses dos profissionais de saúde do Rio de Janeiro e da população, que é a razão do nosso trabalho.