SINDENFRJ CONVOCA NOVA ASSEMBLEIA EM FRENTE AO TRT

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) convocou uma nova assembleia para decidir os rumos da greve que teve início à 0h da última sexta-feira (10/03). Dessa vez, o SindEnfRJ pretende discutir, na próxima segunda-feira (13/03), os próximos passos da paralisação em um ato público, às 8h, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), na Avenida Presidente Antônio Carlos, 251, no Centro. Neste sábado (11/03), o sindicato foi surpreendido com uma liminar da Justiça em favor da Prefeitura do Rio, determinando que 80% do efetivo das OS e do Rio Saúde retornem aos postos de trabalho. Essa decisão não afeta os estatutários da capital, que deverão seguir a Lei de Greve, mantendo 30% em serviço.

Durante o primeiro dia de paralisação em desagravo pelo não pagamento do Piso Nacional da Enfermagem aprovado no Congresso em 2022, cerca de 3 mil trabalhadores se concentraram em frente ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, pela manhã. Impedidos de permanecer no local pela Polícia Militar, que chegou a apreender o carro de som do SindEnfRJ, os manifestantes se encaminharam para a Cinelândia, passando pelas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, repetindo palavras de ordem em prol do reajuste salarial. Presidente do sindicato, Marco Schiavo classificou a paralisação como um sucesso e disse que a Enfermagem está mobilizada em todo o país. Na tarde da mesma sexta-feira (10/03), em assembleia online, a categoria decidiu manter a greve.