SindEnfRJ cobra e Ministério da Saúde garante 30h para enfermeiros dos hospitais federais do Rio

A presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, Mônica Armada, esteve junto com o presidente da CNTSS, Sandro Alex de Oliveira Cezar, e a diretora da CUT Rio, Luiza Dantas, no Ministério da Saúde, em Brasília, na terça-feira (17) onde discutiram a manutenção das 30h da Enfermagem na Rede Federal com a Coordenadora de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, Elisabete Matheus da Silva.

Ao final da reunião, ficou acertado que será emitida uma orientação para o diretor do DGH-NERJ, João Marcelo, esclarecendo que o que vale para apurar a frequência dos servidores federais é a folha de ponto, onde sempre foi assinado 30h. O Ministério da Saúde também está confeccionando uma Nota Técnica para subsidiar a tomada de decisão da secretária executiva, Marcia Amaral, em relação a jornada de 30h nas unidades que trabalham em turno ininterrupto.

De acordo com a presidenta Mônica Armada, o SindEnfRJ está “intensificando a luta pela manutenção dos nossos direitos garantidos pela legislação através do decreto 1590 e portaria 1281”. O Sindicato continuará lutando para que a lei seja cumprida e os Enfermeiros tenham seus direitos reconhecidos, e juntos, lutaremos pela regulamentação da jornada de 30 horas semanais, pelo direito constitucional ao duplo vínculo no serviço público, contra a terceirização e por melhores salários e condições de trabalho.