Servidores protestam contra aumento da alíquota da previdência

O governo do prefeito Eduardo Paes consumou o ataque covarde aos servidores do município. Em plena pandemia e sem discussão com a categoria, o projeto de reforma da previdência do Executivo começou a ser debatido na tarde desta terça-feira (6) pela Câmara dos Vereadores

Mas o funcionalismo reage. Do lado de fora do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, servidores realizaram um protesto contra a reforma da previdência que penaliza apenas os trabalhadores. Muitos deles, é importante lembrar, permanecem sem receber o 13º do ano passado.

Não se justifica o regime de urgência imposto ao projeto, a não ser pela pressa do governo de empurrar goela abaixo dos servidores o aumento da contribuição de 11% para 14%.

Por que o município não paga sua dívida com o FUNPREVI? Por que não toma medidas administrativas saneadoras para tomar o fundo viável e sustentável financeiramente a longo prazo? Por que não retoma projetos de financiamento de casa própria para o servidor, investimento com retorno seguro, já que o desconto é feito em folha?

O projeto já obteve parecer favorável das comissões do Legislativo e o governo têm maioria na Casa. Contudo, certos de que defendem uma causa justa, os trabalhadores seguirão lutando e dizendo não à reforma da previdência de Paes.