Servidores municipais da Saúde aprovam reivindicações da Campanha Salarial

Reajuste salarial, plano de carreira, concurso para 7500 vagas, fim das privatizações e melhores condições de trabalho estão na pauta

Os servidores municipais da Saúde do Rio de Janeiro iniciaram um movimento histórico nesta terça-feira (11/9). Em assembleia convocada por oito sindicatos de trabalhadores da Saúde, entre eles o SindEnfRJ, e que também contou com a participação de outras duas categorias, foi aprovada uma pauta de reivindicações unificada.

A proposta, que será levada ao secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, e ao prefeito Eduardo Paes, prevê um piso salarial de R$ 10 mil para nível superior e R$ 5 mil para nível médio. Além disso, os servidores da Saúde reivindicam a implementação de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a contratação de 7500 servidores estatutários por meio de concurso público já com o piso salarial reivindicado, fim das privatizações na rede municipal de saúde e melhores condições de trabalho, entre outras reivindicações.

A presidenta do SindEnfRJ, Mônica Armada, que representou os enfermeiros na mesa da assembleia, defendeu a necessidade de negociação com o poder executivo. “Conseguimos a jornada de 30 horas no município depois de uma reunião com o prefeito Eduardo Paes. Não há luta que não se pode fazer sem negociação”, concluiu. Além do SindEnfRJ, fazem parte da campanha unificada dos servidores municipais da saúde os sindicatos de auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas. Terapeutas ocupacionais e técnicos de farmácia também participaram da assembleia e se integraram à campanha.

Próximos passos

A próxima assembleia unificada dos servidores municipais da saúde está marcada para o dia 9 de outubro, às 17h, no auditório do Sindicato dos Médicos (Av. Churchill, 97, Centro do Rio). Até lá, as informações da campanha salarial serão trocadas por meio de uma página no Facebook, cujo nome deverá ser Alerta Saúde Rio.