Servidores da saúde do Rio fazem paralisação e protesto contra atraso dos salários

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em protesto organizado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro e Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, um grande número de servidores ligados à prefeitura do Rio fizeram nesta quarta-feira, 18 de outubro, uma paralisação e uma passeata da Avenida Presidente Vargas até a Candelária. A mobilização despertou a atenção da imprensa. O jornal O Globo, por exemplo, publicou matéria sobre a manifestação.O atraso nos repasses da prefeitura às OS vem provocando atraso sistemático no salário dos servidores da saúde.

E pior : não existe por parte do Executivo municipal uma previsão precisa de quando a situação será normalizada. E o desmonte do prefeito Crivella continua, com corte de direitos e falta de insumos. Além dos servidores, quem paga o pato é população do Rio, com a queda na qualidade do atendimento. As diretoras Líbia Beluscci, Selma Rodrigues e Denise Sanches representaram o SindEnfRJ na manifestação.

“O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro parabeniza a todos os enfermeiros e demais profissionais de saúde, bem como os usuários do SUS, que no dia 18 de outubro estiveram presentes na paralisação, mesmo enfrentando a coação de alguns gestores. 

O dia foi de luta e despertar. Sim, a enfermagem acordou ! Certamente, o que aconteceu ontem foi apenas o primeiro de muitos dias de luta, caso o prefeito continue com o desmonte que atinge a nossa categoria e os pacientes. O sindicato conta com vocês para juntos irmos à luta em busca de vitórias.

Já tomamos conhecimento de algumas demissões que ocorreram ontem, provocando a diminuição das equipes e prejuízo na assistência aos pacientes. Em breve, divulgaremos a data de uma nova assembleia.”

Direção do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro