Senadores reconhecem heroísmo da enfermagem e aprovam piso

“Vitória histórica da enfermagem. Foram muitos anos de luta até que atingimos o nosso objetivo”, disse a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio, Mônica Armada, depois da aprovação pelo Senado do PL 2564, de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), na noite desta quarta-feira (24). “Eu amo a categoria de vocês”, afirmou na tribuna, às lágrimas, o autor do projeto, em momento de forte emoção.

O texto da relatora Zenaide Maia (PROS-RN), com emenda substitutiva de Eliziane Gama, foi aprovado por unanimidade de votos, fruto de um acordo de lideranças.

O acordo para a votação definiu os pisos de R$ 4.750,00 para enfermeiros, R$ 3.325,00 para técnicos  e R$ 2.375,00 para auxiliares e parteiras. A matéria segue agora para a Câmara dos Deputados, ou seja, a mobilização da categoria tem que continuar até a vitória final.

Em suas falas em defesa do projeto, os senadores destacaram o papel fundamental da enfermagem na sociedade, bem como o heroísmo demonstrado pela categoria durante a pandemia.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um dado impressionante: 30% dos profissionais de enfermagem que morreram  no mundo inteiro combatendo à covid-19 são brasileiros.

Desde ontem, Mônica Armada e a diretora do sindicato e da CNTSS, Líbia Bellusci, que aparecem em primeiro plano na foto acima, participaram de intensa maratona no Senado, fazendo reuniões com representantes da enfermagem de todo o país, pressionado senadores para que retirassem emendas prejudiciais aos trabalhadores e até se reunindo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, já de olho na votação na Câmara.