Seleção pública de consórcio da Baixada desrespeita o piso dos enfermeiros

SindEnfRJ vai entrar com ação na justiça contra Cisbaf

A publicação do edital para o processo seletivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) revela um flagrante desrespeito ao piso profissional dos enfermeiros, prevendo vencimentos de apenas R$ 1.720, bem abaixo do piso previsto em lei estadual de 2015, que é de R$ 2.432,72.

E mais : o edital prevê gratificações, inclusive cumulativas, apenas para os médicos, deixando de fora a enfermagem e várias outras carreiras também de nível
superior. Por tudo isso, o SindEnfRJ vai ingressar o mais rápido possível com ação na Justiça exigindo que a lei seja cumprida.

Além do ignorar o piso da categoria, o Cisbaf, embora se diga comprometido com os valores do SUS, investe pesado na terceirização e na precarização das relações de trabalho, uma vez que efetua contratações através de OS (Organizações Sociais). O concurso e o fortalecimento do serviço público, decididamente, não são prioridades para os responsáveis pelo consórcio.