Reunião confirma proposta de reajuste de 27,5% para pisos regionais

Jadir Baphtista Baphtista (esquerda), da CUT, e Mônica Armada, presidente do SindEnfRJ, e Danielle Bessler, defenderam na reunião do Ceterj o reajuste de 27,5%

Reunião extraordinária, no dia 21 de dezembro, do Conselho Estadual de Trabalho e Renda (Ceterj), entre representantes dos trabalhadores e dos empresários, confirmou a proposta de reajuste de 27,5% como a única para revisar os pisos regionais no Estado do Rio de Janeiro em 2012. O índice de aumento dos pisos, que  beneficia aproximadamente dois milhões de pessoas, foi apresentado pelos representantes dos trabalhadore e não houve contraproposta dos patrões. O índice é composto de 14,26% (Produto Interno Bruto mais inflação pelo INPC dos últimos 12 meses) e 11,26% para recompor perdas.

Na reunião do dia 21, realizada no  no auditório da Secretaria Estadual de Trabalho (Setrab), Indalécio Wanderley, representante da  Central Única dos Trabalhadores (CUT), falando em nome dos empregados, lembrou que, para apresentação de uma contraproposta, segundo o Artigo 17 do Regimento Interno do Ceterj, seria necessário que os membros do Conselho recebessem, com antecedência mínima de sete dias da reunião, a ata anterior, a pauta e, em avulso, as matérias consideradas objetos de pauta. Assim, o prazo para a contraproposta patronal já havia expirado, e é a proposição de reajuste de 27,5% a que deve ser encaminhada ao governador Sérgio Cabral e votada na Assembleia Legislativa.
Por isso, os representantes dos trabalhadores esperam que, logo que recebam a mensagem do governador, os deputados estaduais votem conforme o que foi aprovado pelo Ceterj, em sintonia com os interesses dos assalariados do Estado do Rio de Janeiro, e aprovem o reajuste de 27,5%. Além disso, lembram que a aprovação do reajuste, com aumento real, trará benefícios não apenas para os que estão na base salarial, mas para toda a economia fluminense, já que o aumento do poder de compra dos trabalhadores é um importante fator de incentivo à produção e ao consumo de bens.
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Mônica Armada, que participou da reunião, destacou o avanço que significará o aumento real para todas as faixas de pisos regionais. “Trata-se de uma questão de Justiça e um passo importante para reduzir a desigualde de renda em nosso estado”, afirmou Mônica.