Representantes das Entidades debatem Piso Salarial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No dia 24 de maio, no Auditório Nelson Carneiro, na Alerj, profissionais de enfermagem debateram com o deputado federal Assis Melo (PCdoB) sobre o PL 4924/2009, dispõe sobre o Piso Salarial do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.

A iniciativa de promover este debate foi da deputada Estadual, enfermeira Rejane de Almeida, que acredita que esta discussão tem que se dá a nível nacional já que o relatório deverá refletir a necessidade de todos os profissionais de enfermagem do país, inclusive os do Rio de Janeiro.

A deputada Rejane convidou também para participar da mesa a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, Mônica Armada e o presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus Silva.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros Mônica Armada, falou sobre a atuação do sindicato em relação a questão salarial e sobre a importância da iniciativa de promover um debate amplo entre os profissionais de enfermagem junto ao parlamento.Lembrou que a enfermagem é a segunda maior categoria, contando hoje com 1,5 milhão de trabalhadores distribuídos em todo país”. A presidente do SindEnfRJ reforçou ainda a necessidade de se adquirir consciência politica para que todos possam exercer o direito de decidir, ter a sua opinião respeitada e cobrar de seus parlamentares, que legislem na defesa dos interesses dos trabalhadores.

Durante o debate, o deputado Assis Melo, que é o relator do PL 4924/2009, falou sobre a mobilização da categoria como fator decisivo para a aprovação no Congresso Nacional das várias lutas da enfermagem, e se comprometeu em retornar ao Rio de Janeiro para prestar contas à enfermagem de sua luta em defesa do piso salarial federal.