Projeto que regulamenta cuidador de idosos tem mais uma audiência pública em Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Promovida pela Comissão de Seguridade Social e Saúde  da Câmara dos Deputados, aconteceu nesta terça-feira, dia 3 de novembro, mais uma audiência pública do Projeto de Lei 4702/2012. A exemplo das audiências anteriores, como a realizada no Rio de Janeiro, o SindEnfRJ e a Aben marcaram presença, na luta para que a eventual aprovação do projeto não cause prejuízos ao exercício profissional da categoria. 
 
Agora a relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), vai preparar um substitutivo  e submetê-lo à votação da comissão. “Nós não somos contra os cuidadores. Entendemos que, com o envelhecimento da população, cada vez mais as famílias terão que recorrer aos cuidadores. Mas não podemos permitir que seja afetado o nosso exercício profissional”, diz Romulo Delvalle, enfermeiro da UFF, um dos representantes da enfermagem na audiência, juntamente com a diretora do SindEnfRJ, Denise Sanches.
 
Um dos pontos do projeto que mais preocupa a enfermagem é  o que prevê que os cuidadores prestarão seus serviços em instituições de longa permanência, hospitais e centros de saúde, que são exatamente as unidades no qual trabalham enfermeiros, técnicos e auxiliares. 
 
Segundo Romulo, desde que teve início a tramitação do PL 4702/2012, especialistas no assunto foram ouvidos, bem como o sindicato e a Aben. Esse debate deu origem a um grupo de trabalho que apontou os três principais problemas do projeto : 1) Onde serão realizados os cuidados ? A enfermagem defende que eles sejam limitados aos domicílios; 2) Quando o projeto menciona como funções dos cuidadores de idosos “os cuidados de saúde” e “os procedimentos de saúde”, invade nitidamente as atribuições dos profissionais preparados para o desempenho dessas tarefas; 3) Os cursos de cuidador não preveem nem carga horária nem conteúdo mínimos.