Profissionais de saúde vão às ruas contra o ato médico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Profissionais de saúde do Rio de Janeiro se reunirão nesta quarta-feira, a partir das 11h, no Largo da Carioca, numa grande manifestação contra a aprovação projeto de lei que define o Ato Médico. O dia 30 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Luta Contra o Ato Médico.

Participarão enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e nutricionistas, profissionais cujas atividades serão atingidas diretamente se for aprovada a proposta que dá aos médicos poder quase absoluto sobre as atividades de saúde, com sérios prejuízos para todo o sistema e para a população.

O objetivo da manifestação é convocar a população para essa luta e alertá-la para os riscos que corre se for aprovado o projeto de lei como está, dando aos médicos o poder exclusivo de fazer diagnósticos e prescrever tratamentos e terapias. Assim, por exemplo, um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional não poderia prescrever o tratamento de seus pacientes, dependendo de um parecer do médico. Da mesma forma, um psicólogo ficaria impedido de exercer sua atividade na plenitude e qualquer avaliação psicológica teria que ser feita por um médico.

Além de ferir a autonomia dos profissionais de saúde, a aprovação do projeto tornaria muito mais difícil e caro o acesso aos tratamentos. E representaria um grande retrocesso em relação à interdisciplinaridade, ou seja, a integração dos diversos segmentos que formam o setor de saúde.

Por isso, é preciso que a população participe dessa luta, que é de interesse de toda a sociedade. Vamos todos ao Largo da Carioca nesta quarta-feira às 11h dizer não à aprovação do projeto do ato médico. Participe do Dia Nacional de Luta Contra o Ato Médico. Sua saúde depende disso.