Profissionais de saúde não aceitam a privatização do hospital de Ipanema

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Trabalhadores da Saúde, incluindo enfermeiros, protestaram em frente ao Hospital de Ipanema contra a proposta de entregar a unidade federal ao estado, que tem intenção de privatizá-la. A justificativa oficial é que a unidade seria transformada em uma central especializada para realização de transplantes. Mas o diretor de Recursos Humanos (RH) do Ministério da Saúde, João Marcelo Ramalho Alves, confirmou que o secretário estadual de saúde, Sergio Côrtes, e o governador Sergio Cabral (PMDB) já pediram a cessão do hospital.

A criação de um centro de transplante é o argumento usado por Cabral e Côrtes para assumirem o controle do Hospital de Ipanema. Isso implicaria em prejuízo para todos os seus servidores, que teriam que ser transferidos, e para a população do Rio de Janeiro, que perderia mais uma unidade de atendimento geral.

Além disso, entregar uma unidade federal ao governo do estado é abrir as portas para sua privatização. Afinal, a entrega dos serviços públicos de saúde a entidades privadas com fins lucrativos disfarçadas de organizações sociais é a marca da administração Cabral/Côrtes.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ, Mônica Armada, que participou da manifestação esta manhã em Ipanema, afirmou que é preciso construir mais hospitais no Rio de Janeiro, inclusive para a realização de transplantes, e não acabar com os que já existem. “Precisamos de mais unidades e de mais profissionais de saúde contratados por concurso e não da entrega da saúde pública a grupos que pensam no lucro e não no interesse da sociedade”, afirmou ela.