Profissionais de Enfermagem cobram votação da jornada de 30 horas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Pedro de Jesus Silva, presidente do Coren-RJ, integrou a comitiva do Rio de Janeiro na audiência, que lotou o auditório da comissão O presidente da CUT-RJ, Darby Igayara, e a presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada, acompanham a audiência

 

Pelo menos 100 profissionais de Enfermagem de todo o Brasil participaram, na quarta-feira, de audiência pública na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir o projeto de lei que regulamenta a jornada semanal de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. O objetivo foi esclarecer parlamentares sobre as dificuldades que as jornadas muito extensas causam não apenas aos profissionais do setor, mas também à própria qualidade do atendimento aos que necessitam de serviços de saúde.

Logo depois da audiência, líderes das categorias de profissionais de Enfermagem se encontraram com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), para pedir a inclusão do projeto na pauta de votações da Casa. O deputado alegou que será impossível a votação ainda este ano, por causa das medidas provisórias que estão trancando a pauta de votações, mas prometeu que o projeto será incluído na discussão da primeira reunião do Conselho de Líderes, em fevereiro.

Por isso, os lideres da campanha 30 Horas Já, que pede a imediata votação do projeto, decidiram ampliar as ações de mobilização das três categorias e de pressão sobre os deputados e senadores. A aprovação da jornada de 30 horas representará um avanço não apenas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, mas para toda a população, já que implicará em melhoria na qualidade do atendimento.