Profissionais da saúde param Avenida Brasil no Dia Nacional de Luta

Enfermeiros e outras categorias da saúde marcaram o Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência , nesta terça-feira, 5 de dezembro, com uma manifestação em frente ao Hospital de Bonsucesso. Em seguida, os manifestantes fizeram uma passeata pela Avenida Brasil. Representaram o SindEnfRJ a presidente Mônica Armada, além de Elizabeth Guastini, Líbia Bellusci, Keila de Souza, Marcos Schiavo e Roberto Batista, todos dirigentes da entidade.

O ato, que contou também com militantes de movimentos sociais, protestou também contra a reforma trabalhista, os demais retrocessos sociais e a entrega das riquezas nacionais. A denúncia do desmonte da saúde pública nas esferas federal, estadual e municipal esteve pressente nas falas de praticamente todos os oradores.

Em seguida à manifestação, enfermeiros da Atenção Básica do município do Rio, em greve desde 6 de novembro,  fizeram uma assembleia na qual decidiram pela continuidade do movimento, já que que muitos OS ainda não pagaram os salários de outubro, novembro e o 13º. Ficou decidido que 100% dos profissionais marcarão o ponto, dentre os quais 30% cumprirão o contingenciamento exigido por lei e os outros 70% organizarão mobilizações próximas ao local de trabalho.