Profissionais da Maternidade Praça XV exigem ir para novo prédio

Profissionais de saúde da Maternidade Oswaldo Nazareth, a Maternidade Praça XV, fecharam questão ontem, em reunião convocado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), pela transferência de todos os servidores para o novo prédio da unidade, que está sendo construído ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar. Eles rejeitaram, mais uma vez, a distribuição dos profissionais por outras unidades e a entrega da maternidade a organizações sociais.

Na reunião, que teve a participação, além da presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada, do presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), Pedro de Jesus Silva, e de representantes do Conselho Regional de Enfermagem, ficou decidido que a categoria vai usar todos os recursos legais possíveis para impedir a descaracterização, pela prefeitura, da Maternidade Praça XV. Foi decidido também convocar outras entidades representantes da população para participar da luta em defesa da unidade, já que essa é uma causa de toda a sociedade carioca, principalmente daqueles que dependem da rede pública de saúde.

A Maternidade Praça XV é reconhecida pela excelência no atendimento a gestantes e bebês, sendo referência no Rio de Janeiro em programas de aleitamento materno. E isso se deve à qualificação e experiência dos seus profissionais. ”Não podemos admitir a perda dessa qualificação e a privatização ilegal desse serviço fundamental”, disse a presidente do SindEnfRJ, Mônica Armada.

Ela lembrou ainda que os enfermeiros e demais profissionais de saúde da Maternidade Praça XV não se opõem à transferência da unidade para as novas instalações. Mas exigem que seja feita também a transferência de todos os servidores, já que são eles que, com sua qualificação, sua experiência e sua dedicação, garantem a qualidade do atendimento às mães e seus bebês.