Professor contrário à Ebserh é eleito diretor do hospital universitário da UFRJ

Eduardo Côrtes foi apoiado por professores, servidores e estudantes, incluindo o Sintufrj, sindicato dos trabalhadores filiado à CUT

O professor Eduardo Côrtes, assumidamente contrário à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi eleito o novo diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), com a aprovação de 60% dos três segmentos, num pleito histórico para o hospital. Nunca houve na unidade uma eleição em que o candidato ganhasse nos três segmentos. No total foram 1.253 votos para Eduardo Côrtes contra 414 para o médico Luiz Feijó. Votos nulos foram 40 e brancos, 6.

A votação dos técnicos-administrativos e dos estudantes superou o critério oficial da proporcionalidade: 70% (docentes), 15% (alunos) e 15% (técnicos). Foram 767 votos dos técnicos-administrativos, 385 dos estudantes e 101 dos professores, o que no cálculo final da ponderação feita pela Comissão Eleitoral deu 60, 4% para Eduardo Côrtes e 39,6% para Luiz Feijó.

Não à Ebserh

O coordenador-geral do Sintufrj Francisco de Assis classificou o resultado como um não à Ebserh. “A ida maciça dos servidores às urnas, com uma votação avassaladora, resulta do processo de mobilização da categoria e da indignação do trabalhador por ser caracterizado como incompetente para gerir a universidade ao ser apresentado como alternativa de gestão à Ebserh. A resposta foi dada nas urnas para dizer que não somos incompetentes. Nós temos capacidade para gerir o hospital e vamos dar um não à Ebserh”.

Segundo o dirigente da Adufrj, Romildo Bomfim, o HU ter agora um diretor contrário à Ebserh foi uma vitória do movimento como um todo e do movimento em defesa da autonomia. “É muito importante para os movimentos, porque o fantasma dessa empresa ainda paira sobre a universidade. Foi um resultado equilibrado entre docentes e uma vitória acachapante entre técnicos e estudantes. Então aqui no HU ficou mais claro que para o corpo social do hospital não interessa a Ebserh. Foi uma vitória”. O dirigente frisou a importância e o significado desse processo: “Nunca houve no HU uma eleição para diretor que o candidato ganhasse nos três segmentos”.

Para o DCE Mário Prata, a vitória de Côrtes significa a concretização da derrota da Ebserh. “Os estudantes depositaram toda confiança em Eduardo Côrtes. Tivemos uma importante vitória no Conselho Universitário do dia 26 de setembro ao derrotar a Ebserh e a sua vitória é a concretização da derrota da Ebserh e pra gente o começo de uma nova fase. É dizer que o HU vai funcionar sem a Ebserh, e com o apoio dos estudantes. Na gestão que se encerra houve um vácuo entre o diretor e o corpo discente, e queremos diminuir esse vácuo. A nossa participação na eleição e a dos técnicos só prova a importância que temos no hospital. Se a gente vota é porque achamos que o hospital é fundamental pra gente. E o critério da proporcionalidade não expressa a realidade. Os docentes têm peso de 70%, mas votam em número muito inferior aos dos estudantes e técnicos”, disse a diretora de Saúde do DCE, Gabriela Celestino.

fonte SINTUFRJ