PREVI-RIO: SINDENFRJ PEDE UNIÃO DE SERVIDORES E VEREADORES

Durante audiência pública na Câmara de Vereadores, na última terça-feira (19/09), a presidente em exercício do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Elizabeth Guastini, disse à presidente do Instituto de Assistência e Previdência do Município (Previ-Rio), Melissa Garrido Cabral, que a instituição é “uma casa prestes a desabar”. Elizabeth usou a tribuna para fazer um chamamento aos servidores públicos e aos vereadores para que se unam e evitem um colapso maior. O Previ-Rio, de acordo com dados do próprio Conselho de Administração dos Funcionários, acumula um déficit de R$ 35 bilhões.

A presidente do SindEnfRJ pontuou que é preciso contratar uma auditoria externa, com recursos do Tesouro, sob orientação e coordenação dos servidores indicados pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município do Rio (MUDSPM). De acordo com o relatório de avaliação atuarial da própria Prefeitura, há 5.128 servidores estatutários ativos elegíveis à idade para aposentadoria, sendo que, em mais quatro anos, esse número deve chegar a 14.502. Durante a audiência, foi discutida também a falta de respostas das autoridades às sugestões oferecidas pela CPI do Previ-Rio de 2017 para ajudar a solucionar a questão do déficit.