PRESIDENTE DO SINDENFRJ SE TORNA DIRIGENTE FORMADORA DA CUT

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Elizabeth Guastini, participou, na última quinta-feira (25/06), da cerimônia de encerramento do Programa de Formação de Formadores e Formadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Elizabeth foi uma das integrantes da turma Maria Izabel Monteiro, grupo que iniciou sua aprendizagem, em 2024, com a realização de atividades presenciais e online. O programa foi desenvolvido em parceria com a Escola Sindical 7 de outubro e o apoio da DGB-Bildungswerk e visa ampliar a participação de jovens, mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e LGBTQIA+ nos processos de negociação coletiva e na capacidade de mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente os informais. Dentre os principais conteúdos trabalhados, estavam a concepção e os princípios da Política Nacional de Formação (PNF) e a análise da conjuntura e das novas morfologias do mercado de trabalho.

O programa teve ainda como objetivos específicos o alinhamento com as resoluções da 17ª Plenária Nacional da CUT (Eixo 1: Fortalecimento do Sindicalismo e da Negociação Coletiva) e a aplicação das diretrizes da Recomendação 204 de 2015 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da transição da informalidade para a formalidade laboral. A formatura ocorreu logo após a realização do Módulo 3 do curso, que contou com quatro dias de atividades presenciais, dentre as quais um painel técnico sobre as novas formas de organização do trabalho, uma oficina de elaboração do Plano de Formação de Base, uma discussão da formação como estratégia política da rede CUT, um balanço de produtos e indicadores do projeto e uma definição dos compromissos político-pedagógicos finais, com a elaboração e a leitura de uma “Carta a Paulo Freire”. Durante os três anos, os participantes tiveram aulas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.